quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Polo de Convivência Social de Pereiro: uma poesia ao amor.





            Um ano, exatamente um ano de existência – inaugurado em 28 de julho do ano passado -, está completando o Polo de Convivência Social Raimundo Benício Nogueira Diógenes, na cidade de Pereiro. Endereço do acolhimento, do carinho e do respeito pelo ser humano, esse equipamento que faz parte da rede de assistência social da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, fica localizado no Bairro Cruz, exatamente ao lado da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão. Destinado a atender crianças e adolescentes que tenham entre 06 e 25 anos de idade, e suas famílias, que se encontrem socialmente vulneráveis, o equipamento em alusão atende atualmente aproximadamente 250 pessoas; e vem cumprindo, de forma brilhante, o seu elevadíssimo e humanitário mister.
            A criança ou o adolescente que esteja passando por situação que agrida a sua própria dignidade, uma vez efetivada a identificação do caso pelas escolas, pela Secretaria de Ação Social ou qualquer outro órgão ou pessoa da comunidade, passa imediatamente a contar com o apoio do Polo de Convivência Social. O jovem tem à sua disposição atividades socioeducativas, culturais, esportivas e profissionais como aulas de música – aprender a tocar violão, teclado, bateria e flauta –, aulas de karatê, oficinas de produção de brinquedos com material reciclável, cursos profissionalizantes, brinquedoteca com playground, jogos educativos e aulas de informática. Ainda são realizados também eventos comemorativos e reuniões com as famílias dos jovens assistidos.
            O Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), que funciona também dentro do Polo de Convivência Social, é um projeto municipal que objetiva o atendimento de crianças e adolescentes que apresentem necessidades especiais, dificuldades de aprendizagem e perturbações emocionais, violência e outras demandas psicossociais, atendendo, ainda, a famílias e grupos sociais específicos. Dispõe o projeto de atendimento fonoaudiológico, acompanhamento pedagógico e social.
            Outro projeto de vulto, criado recentemente no Polo de Convivência, o “Clube da Leitura”, apresenta como principal objetivo despertar nos jovens lá assistidos o salutar gosto pela leitura, desenvolvendo também ações socioeducativas pela prática contínua da leitura.
            A atual administração do município de Pereiro demonstra categoricamente, mais uma vez, a sua vocação primacial que é respeitar o seu cidadão carente e marginalizado pelos percalços e desarranjos do tecido social no qual se encontra inserido.
            Neste primeiro ano de existência, o Polo de Convivência Social é motivo de orgulho para todos os pereirenses, em virtude do fiel e zeloso cumprimento da sua sublime tarefa de assistir crianças e jovens em clara dificuldade no convívio social. É oportuno e necessário também parabenizar os valorosos funcionários dessa instituição que, por acreditarem na nobreza do seu trabalho, prestam serviços da mais alta relevância ao seu povo.
            Feliz aniversário! Parabéns povo pereirense!
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário