domingo, 29 de julho de 2012


PEREIRO APRESENTA IMPORTANTE PROJETO PARA O ABASTECIMENTO D’ÁGUA




                        A pior seca dos últimos 30, 40 anos atingiu o nordeste brasileiro neste ano de 2012. E, como quase sempre, a região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente o estado da Bahia, com cerca de 232 municípios atingidos. A seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região que são a pecuária e a agricultura de milho e feijão, fazendo disparar os preços desses alimentos. O cenário naqueles locais mais afetados é de muita desolação e tristeza: animais famintos, sem ter o que comer; o agricultor tem todo o seu trabalho perdido, visto que na terra esturricada pela falta de chuva não dá para plantar, e o que se conseguiu plantar, perdeu-se. A dificuldade para conseguir água é enorme: cada vez mais distante, a água é suja e salgada, e muitos são os reservatórios que já secaram.
                        Mas a discussão acerca do problema da escassez de água, sobretudo de água potável, não ocorre apenas num período sinistrado por uma grande estiagem, não. A questão é tão séria que estudiosos admitem que muito brevemente a água será causa principal de conflitos entre nações, já sendo detectado sinais de tensão em algumas localidades do Oriente Médio e da África. Água doce e limpa em abundância, ou pelo menos em quantidade razoável para suprir as necessidades humanas, chega a ser, em alguns lugares, tão rara e valiosa quanto o ouro.
                     Em Pereiro, evidentemente, a situação não é tão alarmante, porém, já é motivo de preocupação. O principal reservatório de água que abastece a sede municipal e algumas localidades da zona rural, o açude Adauto Bezerra, em virtude da grave falta de chuvas – ano passado o inverno também foi muito fraco -, encontra-se com pouca água acumulada. Além disso, há ainda uma discussão bastante pertinente que gira em torno da qualidade da água ali depositada, que, apesar do tratamento que é realizado pela CAGECE antes dessa água chegar ao consumidor, algumas dúvidas acerca da sua portabilidade ainda persistem. 
                    O prefeito municipal, Sr. Neto Estevam, bastante preocupado com a atual situação, antevendo inclusive a possibilidade futura de um colapso no abastecimento d’água para a população pereirense, já se manifestou, procurando a solução definitiva, ou mais duradoura, para tão grave problema. Prova disso é a elaboração do importante projeto de uma adutora que levará água do Rio Jaguaribe até o nosso município. O referido projeto é tão interessante que o governador do nosso estado, Cid Gomes, ao tomar conhecimento do mesmo, imediatamente determinou que órgãos como a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) realizassem estudos em torno da proposta, que, inicialmente, está orçada em cerca de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais).
                    É Pereiro andando com firmeza e de olho no futuro: a atual administração do nosso município demonstra, assim, elevado compromisso com o bem-estar de toda a população pereirense. A passos largos, Pereiro se firma como um município que já não é mais apenas uma esperança distante, consubstanciando-se, a cada dia, como uma realidade pujante de sonhos materializados. Pra frente, então, grande Pereiro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário