Entretenimento e Cultura na praça!
No último
domingo, quem passou pela bela e histórica praça da matriz de Pereiro, após a
tradicional missa dominical, não deixou de conferir as atrações artísticas e
culturais que, de forma criativa e lúdica, se desenrolaram no local.
O teatro “Arte em Faces”
abrilhantou a festa. Com a graciosa encenação da peça TIC TAC da Leitura, crianças, adolescentes e até adultos tiveram a
oportunidade de mergulhar no mundo maravilhoso e encantado dos livros; tudo com
muita descontração e habilidade cênica – a cada cena, a plateia caía na
gargalhada. “Essas peças
são levadas também para as escolas. A proposta é fazer com que os jovens
conheçam, traduzam e compreendam as principais questões da cultura. Uma forma
de percepção e aprendizagem pelo filtro literário, criativo e ousado”, pontua a
secretária de cultura e turismo do município, professora Acácia Morais.
Os pereirenses que, maravilhados,
compunham a efusiva plateia, puderam também se deliciar com os espetáculos de
dança. Em Pereiro, os grupos que se dedicam aos referidos espetáculos são famosos
pela qualidade técnica, pelas coreografias bem elaboradas e pela originalidade
na criação dos passos da dança.
A praça da matriz fervia com a alegria
contagiante irradiada pelos inúmeros expectadores que acompanhavam cada detalhe
do excelente espetáculo. As vozes de Janaína Leite, Dandrielle Leite e João
Paulo Freitas, acompanhadas pelo violão de Jardel Leite, competente violonista
pereirense, encheram de muita emoção aquele tradicional lugar. Esses artistas partilham
o mesmo desiderato e lutam para concretizar o sonho de conquistar espaço no
mundo disputadíssimo da música.
Não há ainda como esquecer a ilustre
participação da banda de música da vizinha e queridíssima cidade de Ererê, que,
sob a batuta do regente Roberto Campos Lobo, fizeram uma apresentação de encher
os olhos.
Foi, sem
dúvida nenhuma, uma noite altamente gratificante, impregnada de cultura e sadio
entretenimento. Uma noite dominical na aprazível serra do Pereiro.
É com muita alegria que falo da CULTURA do povo pereirense. São pessoas iluminadas que nascem com o dom artístico, muito embora poucos são os que se dedicam a arte se disvirtuando muitas vezes por caminhos que só levam o indivíduo ao sofrimento e de todos que o cercam. Esse canal de informação vem nos mostrar que Pereiro não vive só de intrigas ou de política, mas da verdadeira CULTURA dos nossos jovens. PARABÉNS Fernanda pela ideia e PARABÉNS PEREIRO pelo seu povo.
ResponderExcluirA noite mencionada foi, de fato, de muita Cultura. A secretaria de Cultura, realmente, vem desenvolvendo um trabalho belíssimo, o qual está sendo ofertado a toda a população de Pereiro. Sou uma das monitoras de teatro,portanto, afirmo que o trabalho é adolescido com muito amor e carinho. Aproveito o espaço para parabenizar a minha mãe, Acacia Morais, pelo esforço, os componentes da Casa de Cultura sabe o quão ela se dedica para fazer cultura, claro que a equipe que ela trabalha garante, sem dúvidas, a efetividade do sucesso explanado na reportagem.
ResponderExcluirMariana Morais
Comungo com satisfação da alegria de ter vivido o momento ora exposto. Venho de perto acompanhando a luta da amiga d. Acácia à frente da Cultura Peireirense.
ResponderExcluirÉ sabido que a cultura é formada de milhares de traços culturais selecionados, mas integrados, formando um todo. Sem exceção, cada traço possui forma e função. E ela acompanhada de sua equipe vem delineando tão bem e fazendo o momento cultural acontecer. Dando oportunidade a crianças,adlescentes e jovens sem discriminação, mas, sim com dedicação carinho e oportunidade de experienciar a arte com prazer.
Força e perseverança a todos que fazem a Cultura da nossa Pereiro vislumbrar novos artístas nos seus mais diversos campos.
Edneide Moura.
Corrigindo:"artistas" e "adolescentes".
ResponderExcluirParabéns, pereirenses! O município, pela descrição da jornalista Fernanda Aires, respira cultura, e o mais importante: os jovens artistas recebem incentivos por parte da secretaria de cultura e turismo de Pereiro. Confesso, estar maravilhada com o desenvolvimento artístico e cultural da cidade serrana. Fernanda Aires, acredite: você estar contribuindo para o turismo da região. Eu, pelo menos, quero muito conhecer a cidade. E, aposto que outros também vão querer...
ResponderExcluirParabéns pela bela reportagem... De fato, desde a chegada de Acácia Morais a Secretaria de Cultura e Turismo, Pereiro voltou a ter cultura! Devemos a senhora este grande feito!
ResponderExcluirPereiro está de parabéns por ter uma pessoa como Acácia Morais à frente da Secretaria de Cultura e Turismo, pois sabemos do seu esforço na tentativa de resgatar a cultura, presente em abundância na nossa história. Ainda contando com o excelente trabalho de divulgação, da nossa querida, conterrânea e jornalista, Fernanda Aires, que muito contribui com este espaço, dado pela mesma, para mostrar a todos, o que a nossa maravilhosa serra tem de melhor.
ResponderExcluirQueria agradecer a grandiosa Acácia morais minha amiga e sec. de cultura de pereiro pelo convite feito a nossa humilde banda de musica de Ereré para fazer parte do evento realizado domingo 10 de junho.Tenho um enorme prazer em ser dessa tão querida terra,e que é cheia de pessoas que fazem cultura! Parabéns pelo blog senhorita Fernanda! Você é mais uma pereirense DIFERENCIADA!
ResponderExcluir