segunda-feira, 25 de junho de 2012





A grande festa da democracia






          Domingo, 24 de junho de 2012, na cidade de Pereiro: um dia histórico. A convenção PRB/PSB - que referendou as candidaturas de Zé de Moacir, para prefeito, e Dr. Aleixon Freitas, para vice-prefeito - levou para o Centro Comunitário, superando até as expectativas mais otimistas, aproximadamente seis mil pessoas. Como um turbilhão de fogo, homens e mulheres a pé, de moto ou de carro se dirigiram àquele local, ficando claro que, efetivamente, todos queriam celebrar. Como se dizia na Roma antiga: todos os caminhos levam a Roma. Pois é, parecia que todos os caminhos na cidade de Pereiro levavam ao Centro Comunitário. O dia já amanheceu em clima de festa, com o vai e vem de pessoas e veículos indicando que aquela data estava longe de ser uma data comum. E não foi. Exatamente às três horas da tarde, a cidade fervia, numa alegria contagiante. Em se tratando de convenção partidária, essa passa, e com folga, para os anais da nossa história política como a de maior participação popular.
            
                Em seu discurso, o atual administrador municipal, Sr. Neto Estevam, agradeceu ao povo pereirense pela presença tão numerosa e entusiástica naquele magistral evento, agradecendo também ao povo por tê-lo acompanhado sempre nos seus longos e proveitosos anos de governo. Reconheceu a grandiosa ajuda do Deputado Estadual Mauro Filho durante o seu período de governo, dizendo que esse parlamentar nunca mediu esforços na difícil luta para angariar recursos estaduais e até federais em prol da municipalidade pereirense. Anunciou, ainda, a liberação de recursos, ocorrida na última semana, pelo governador Cid Gomes, da ordem de aproximadamente um milhão e meio de reais. Disse que o dinheiro será utilizado para reformar e ampliar o hospital municipal; para aquisição de equipamentos para o referido hospital; aquisição de três ambulâncias; aquisição de um caminhão de lixo compactador, além da construção de uma adutora para abastecimento d’água, que beneficiará a população dos Sítios Lagoa Nova, São Severino e Chapada.
         
            Na sua alocução, o deputado Mauro Filho lembrou que o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, tinha agendado a vinda para Pereiro, porém, em virtude de compromissos inadiáveis, não pôde comparecer. Elogiou o prefeito Neto Estevam por sua magnífica administração, inclusive por ter disponibilizado frota completa de ônibus para transporte dos estudantes.
        
      A cada fala, o povo, entusiasmado, aplaudia! Aliás, as palmas ficaram ainda mais fortes no momento em que o pré-candidato Zé de Moacyr iniciou a sua oratória. Disse o jovem empresário que pretende dar continuidade ao trabalho tão bem desempenhado por Neto Estevam em toda a sua governança, e ainda implementar melhorias em setores aos quais dará bastante atenção como, por exemplo, saúde e educação. Muito emocionado, disse que trabalhar pelo povo e para o povo sempre foi seu grande sonho.

          O pré-candidato a vice-prefeito, Aleixon Freitas, na sua oração, lembrou a trajetória por ele percorrida até conseguir se tornar um advogado respeitado e admirado por todos. Também bastante emocionado, disse ser natural do nosso município irmão, São Miguel, no Rio Grande do Norte, e que foi muito bem recebido pela população pereirense, amando e sendo amado por todos. Asseverou, ainda, que pretende trabalhar em prol das pessoas que mais precisam, e ainda lutar por recursos para melhorar a vida de todos.
           
            Pois bem, depois da grandiosidade da festa do domingo passado, encontrei a minha própria definição para a palavra democracia. Lincoln foi feliz ao dizer que “é o governo do povo, pelo povo e para o povo”. Grandes pensadores expuseram também as suas definições. A Ciência Política tem várias considerações sobre o que efetivamente seja democracia. Agora, apresento a minha própria conceituação. E o farei em outro parágrafo, numa única frase, porém, necessariamente, noutro parágrafo.
            A democracia é uma celebração!!!

6 comentários:

  1. O blogueiro do outro partido disse que a convenção deles tinha 2000 pessoas, a matemática dele deve ser diferente da que nós aprendemos na escola. Na nossa convenção tinha 6000 pessoas, fazendo uma comparação visual com fotos que eles divulgaram temos no mínimo 6 vezes mais pessoas que a deles.

    Usando a matemática básica, que o tal blogueiro não deve ter aprendido e usando o futebol como referência, demos uma goleada de 6 x 1. E esse placar é só o começo!

    ResponderExcluir
  2. Torcendo muito pela continuação do trabalho dos Estevam, família que tem muito serviço prestado a comunidade pereirense. Pra frente Pereiro!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero nesse espaço como Presidente do PRB municipal agradecer a manifestação de apoio vinda por parte de toda população pereirense no dia 24 último. Esse é o momento da UNIÃO, de olharmos o Pereiro de antes e o Pereiro atual. É inegável que muito ainda se tem por fazer. Conclamamo a toda militância do PRB e do PSB em Pereiro a trabalharmos juntos por uma política de PAZ onde o respeito ao próximo deve precalecer. Mostremos aos nossos familiares e amigos que a discussão é necessária mas que no atual momento o melhor para a nossa cidade é a continuidade do que vem sendo feito. Conto com o apoio de todos nessa caminhada que ora se inicia e que com certeza será VITORIOSA.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Fernanda! Um texto belo, muito bem escrito. Vc soube, fazendo usufruto do seu dom jornalístico, canalizar toda a emoção dessa "celebração" democrática, a qual ficará, para sempre, arraigada na história da política pereirense. Um cordial abraço.

    Anderson Freitas

    ResponderExcluir
  5. Encerrando a questão da Convenção.

    Diante de um debate que está acontecendo na internet, na minha concepção até inoportuno para a beleza, grandiosidade e inteligência do povo de Pereiro, quanto à afirmação de que 50% das pessoas que estavam na ultima convenção não eram de Pereiro, eu não poderia deixar de mostrar minha humilde opinião sobre esse “fato”, e, assim, usarei esse instrumento de informações para dirimir alguns levantamentos tendenciosos que foram veiculados aqui na rede:
    • (((50 por cento dessas pessoas não eram de Pereiro)))
    Convertendo essa informação em dados aproximados seria o mesmo que dizer que cerca de 3.000 pessoas vieram de outras cidades. Por que isso não aconteceu?

    Primeiro, porque 3.000 pessoas não ficariam das 15h00min até 20h10min em pé observando atentamente à oratória (de forma participativa) de pessoas que nem sequer conheciam.

    Segundo: Que se eu venho para uma cidade com o objetivo de “festa” e tomar cerveja, simplesmente eu apenas entraria (ou viria para) (n)o centro quando tivesse terminado a convenção e iria apenas curtir.

    Terceiro: Os resquícios da convenção e participação dos eleitores de Pereiro ainda se apresentam como provas através de adesivos em carros e motos que puderam ser observados, por exemplo, um dia após a convenção, nesta ultima segunda-feira (o pessoal que moram no sítio e que vieram para a feira) e que ainda podem ser observados na cidade.

    Quarto: Para que venham 3.000 pessoas de outras cidades evidentemente se o modo de locomoção fosse por meio de carros particulares daria em torno de 600 carros, isso mesmo, 600 carros, outra possibilidade seria de tais pessoas se deslocassem através de outros veículos que comportassem uma quantidade maior, só que nesse caso sempre acontece aquele anúncio de praxe “o carro de Jaguaribe, Ereré, São Miguel, Dr Severiano estão saindo”, na verdade até o momento em que eu estava ouvi apenas “o carro do sítio tal está saindo”. Outra possibilidade seriam as motos, não se precisa fazer conta pra que saibamos que daria em torno de 1.500, neste caso, como segundo disseram “deram gasolina para 400”, outras 1.100 pessoas teriam vindo sem o “dinheiro da gasolina?!” (isso conotando que apenas o pessoal “que não eram de Pereiro” teria recebido).

    Bem, sendo isso exposto, fica evidenciado de forma até axiológica de que essa pretensão carece de fundamento lógico. Para se afirmar algo, principalmente um “fato” é necessário, pelo menos, um silogismo que admita crédito.
    Apenas uma observação acerca de FATO social:
    O grande mestre Durkheim descreve bem o que acontece no limiar entre uma ideia e um fato que queremos concretizar:
    “ Não é possível o homem viver no meio das coisas sem fazer delas ideias segundos as quais o seu comportamento é regulado. Porém, como essas noções estão mais próximas de nós e mais ao nosso alcance do que as realidades a que correspondem, tendemos naturalmente a substituí-las a estas ultimas e a fazer delas a própria matéria das nossas ESPECULAÇÕES. Em vez de OBSERVAR as coisas, de as DESCREVER, de as COMPARAR, nos contentamos em tomar consciência das nossas ideias, em analisa-las, em combiná-las. EM VEZ DE UMA CIÊNCIA DE REALIDADES, não fazemos senão uma mera ANÁLISE IDEOLÓGICA.” (DURKHEIM. E. As Regras do Método Sociológico. p. 42 ).


    Fernanda, estamos atentos ao que acontece ao nosso redor e a nossa queria Pereiro, gostaria que a internet fosse apenas um meio de debater ideologias e projetos, ou seja, de acharmos soluções e melhorias para o nosso povo, entretanto, não podemos nos fingir de cegos e aceitar tudo que estão vinculando por ai não... Parabéns pelo trabalho, e aqui está minha pequena contribuição que serve de esclarecimentos para alguns argumentos que foram elencados na “Grande Rede”. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Alguns membros da oposição andam falando que na nossa convenção tinha mais gente de fora que de PEREIRO, estes que falam isso é porque só conhecem a minoria da população Pereirense. Nós do PSB-40 conhecemos o povo de PEREIRO e podemos falar com toda convicção que 98% dos presentes eram Pereirenses. As 100 ou 150 pessoas de fora que lá estavam vieram por conta própria para prestigiar o grande trabalho que está sendo feito em nossa amada cidade.

    Se tivéssemos convidado pessoas que moram em outras cidades, teríamos mais de 12.000 presentes na convenção, PORQUE NETO ESTEVAM É O PREFEITO MAIS ADMIRANDO DE TODOS OS TEMPOS, NÃO SÓ EM PEREIRO, MAS TAMBÉM EM TODAS AS CIDADES CIRCUNVIZINHAS. E COM ZÉ DE MOACIR E DR. ALEIXON NÃO SERÁ DIFERENTE.

    Se você anda em PEREIRO é praticamente unanimidade a aprovação do seu trabalho. Se você vai a Jaguaribe e diz que é de PEREIRO você ouvirá algo como: você é da terra do prefeito NETO ESTEVAM, O HOMEM DAS OBRAS E DA INFAESTRUTURA.

    Para concluir, PEREIRO hoje é a cidade mais admirada de toda a região, por políticos e cidadãos e NÓS PEREIRENSES TEMOS MUITO ORGULHO DISSO.

    ResponderExcluir