quarta-feira, 26 de setembro de 2012



SETEMBRO DOS SANTOS COSME E DAMIÃO




         Era, então, 17 de setembro de uma manhã agradavelmente fria em Pereiro. Sentada num banco da praça da matriz, ainda naquele comecinho de dia, a brisa leve afagava os meus cabelos. Mesmo mergulhada em meus pensamentos, não deixei de admirar um inofensivo redemoinho que se formou, ali, próximo a uma palmeira, obrigando pequenos gravetos a bailarem no ar.
         O mês de setembro no nosso município é um período marcadamente religioso, em virtude de, nessa época, serem realizados os festejos em homenagem aos nossos santos padroeiros: os santos gêmeos Cosme e Damião. A população pereirense é essencialmente religiosa e, dessa forma, os dias do novenário aos seus santos patronos são aguardados e lembrados durante todo o ano.
         Divagava acerca da importância para cada cidadão pereirense daqueles dias de muita fé e contrição. Exatamente naquele dia ocorreria a procissão pelas ruas principais da cidade, dando início à novena santa. Predominantemente católico, o povo de Pereiro conserva toda a sua confiança nos seus santos padroeiros, agradecendo-lhes a intercessão e proteção, que já vêm de tempos imemoriais. Então, passei a lembrar daqueles que estão distantes do torrão natal, e que, assim, não poderão participar das belas solenidades litúrgicas, e não poderão, logo após cada celebração, entoar, com muita emoção e acompanhados por centenas e centenas de vozes, o magnífico hino aos Santos Cosme e Damião.
         Temos pereirenses em praticamente todos os lugares do nosso grandioso país (uma considerável maioria, no Estado de São Paulo), e eles, por motivos os mais variados – filhos estudando, pais trabalhando, alguns até desafortunadamente adoentados – não terão a feliz oportunidade de subir o patamar da Igreja Matriz para, dentro daquele imponente templo da fé, elevar louvores e agradecimentos a Deus por seus santos médicos. Entristeci-me.
         Levantei-me do banco no qual me encontrava e me dirigi para minha residência, não sem antes verificar com curiosidade o movimento de pessoas em busca das padarias, a fim de comprarem pães para, nos seus lares, toda a família em comunhão, tomarem o ritualístico café da manhã. Alegrei-me.
         Em Pereiro, ou longe dele, cada um dos seus devotos filhos, sem dúvida alguma, elevará aos céus uma oração de agradecimento. E um pedido. Dois pedidos: que toda a sagrada novena transcorra em paz e que, ano que vem, todos juntos, possam comungar da mesma alegria e tranquilidade, que são as mais gratas características do nosso rincão serrano.            

quinta-feira, 20 de setembro de 2012




INAUGURADA CENTRAL DE ARTESANATO EM PEREIRO





            O artesão pereirense tem, agora, endereço certo para expor as suas criações: foi inaugurada a Central de Artesanato. O equipamento, localizado entre os prédios do Hotel Municipal e a agência dos Correios, no lugar mais alto do famoso e histórico bairro do Corculo, na sede municipal, é fruto de uma grata e inteligente parceria entre o Município de Pereiro, o Banco do Brasil e o SEBRAE. Todos imbuídos da nobre determinação de apoiar o talento do artista do mais simpático município serrano do Ceará.
            A população de Pereiro, no último dia 17 do corrente mês, logo após a procissão que deu início ao período da santa novena dedicada aos nossos santos padroeiros, Santos Cosme e Damião, recebeu, agradecida, das mãos do prefeito municipal, Sr. Neto Estevam, do gerente da agência local do Banco do Brasil e da representante do SEBRAE uma obra que, definitivamente, já é um marco para a arte, para a cultura do nosso município. Afinal, em boa hora, aqueles pereirenses que têm na arte a sua amizade mais próxima, terão, agora, o seu lugar, um espaço especialmente edificado para exposição do que de mais belo produzem.

            E, o que não falta na serra do Pereiro é artesão. Gente capaz de produzir belas e originais obras de arte. E foi isso que pôde ser visto quando da inauguração da Central de Artesanato. Lá, expostos, naquela festiva noite de setembro, trabalhos com renda, bordados, pinturas, as mais variadas e apaixonantes criações artísticas. Na esplêndida solenidade, foi encenada uma peça teatral na qual jovens, com bastante desenvoltura, lembraram Camões, poeta maior. Em seguida, grupos de dança mostraram graça e leveza, numa esfuziante variação de passos, pautados por ritmos arrebatadores.    
            Estamos, os cidadãos pereirenses, todos orgulhosos e vibrantes com mais esta obra de enorme importância, que deverá, inclusive, dar uma nova dinâmica ao turismo no nosso município. O nosso turista terá naquela bela casa de arte mais uma maneira de conferir a nossa cultura e de se deliciar com a capacidade criativa que é inata do pereirense.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012



A EFERVESCENTE CULTURA EM PEREIRO



            “A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte.” São versos da música Comida, que Arnaldo Antunes compôs e a banda Titãs gravou. A composição fez (e ainda faz) muito sucesso e é uma crítica ao escasso – e, às vezes, praticamente nenhum – apoio que o poder público dá à cultura, ao incentivo à propagação das artes. Não é o caso da atual administração do município de Pereiro. Nem de longe!
            Apoiada por um governo que não para de trabalhar, de construir e de melhorar as condições de vida do povo pereirense, a hodierna equipe da Secretaria Municipal de Cultura, capitaneada pela professora Acácia Morais, não tem medido esforços em busca da implementação de ações de incentivo à cultura e às mais variadas manifestações artísticas. O trabalho desenvolvido no âmbito da cultura em nosso município já produz frutos e, vê-se, sem sombra de dúvida, é realizado com competência, pertinácia e vontade de fazer. Fazer bem feito. São pessoas felizes com o que fazem, porque compreendem a importância do cuidado e do zelo com as nossas tradições, com os valores artísticos da nossa terra – que, diga-se de passagem, não são poucos.
            A seguir, aludirei as principais e já vitoriosas e edificantes ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Pereiro. Será um gratificante passeio por realizações que merecem o respeito e a admiração de todos os pereirenses.
            O Festival de Música Pereirense – FESTMUP, que se realizou já em sua 3ª edição no último de 27, durante a Semana do Município, foi um sucesso. Contando sempre com um público expressivo que, assim, demonstra o respeito que nutre pelo evento, referido festival é um claro exemplo de oportunidade para que os talentos locais possam desenvolver os seus dons artísticos musicais.
            A Exposição das Artes Plásticas – EXPOART, em sua 2ª edição, na última Semana do Município, foi mais um brilhante e exitoso evento. Na dita exposição, brilhou o talento, em cores arrebatadoras, de Wálber, Cleudson, Dona Marlinda, Fátima Meneses e Lívia Mikaela. As telas ainda encontram-se expostas no salão de exposições da Casa da Cultura.
A Semana da Poesia, que ocorre no mês de março no nosso município, é outro evento que a Secretaria Municipal de Cultura trata com muito carinho dado o seu alcance lúdico e instrutivo. Durante uma semana, estudantes de escolas da zona urbana e de algumas escolas da zona rural participam de oficinas culturais e trabalham um tema escolhido pela equipe da referida secretaria municipal. Neste ano, o tema foi cultura popular. Professores também são envolvidos nas oficinas, que se desenvolvem num clima de muita alegria e descontração. Ao final dos trabalhos, as melhores poesias são premiadas.
O grupo de dança de rua (composto por 15 adolescentes) e o grupo de dança Cia e Cultura (composto por 40 crianças) recebem todo o apoio necessário ao bom desenvolvimento das suas atividades: a Secretaria de Cultura proporciona espaço para ensaios, oferece figurinos e faz o acompanhamento das suas apresentações. Na mesma direção, ou seja, apoio a atividades que geram, de maneira lúdica, ao mesmo tempo entretenimento e conhecimento, o grupo de teatro Arte em Faces tem na pasta da cultura o seu maior arrimo. No projeto Cultura na Praça – no qual várias manifestações artísticas se desenvolvem em plena praça pública –, em outubro próximo, o grupo de teatro em alusão encenará uma peça nova, intitulada Debaixo dos Lençóis.
Uma excelente notícia para a vida cultural de Pereiro diz respeito à modernização da biblioteca pública: ao seu acervo foram acrescentados mais de mil livros; também foram adquiridas estantes, mesas e flanelógrafos. Assim, a Secretaria Municipal de Cultura poderá desenvolver melhor o seu trabalho junto às nossas escolas na direção da criação do hábito de leitura em nossos alunos.
Mas a grande e grata novidade é a inauguração do Centro de Artesanato, no próximo dia 17, deste mês de setembro. Localizado entre o Hotel Municipal e o prédio dos Correios, esse importante equipamento será o lugar que centralizará a produção dos nossos artesãos. Será, por assim dizer, a casa da arte na nossa bela cidade serrana. Na programação de inauguração, muita música, dança, teatro e, claro, exposição do nosso artesanato.
Como visto, diante de relato tão extenso, inegavelmente, a gestão atual do nosso município muito tem feito pela nossa cultura. Inclusive, numa ação bastante emblemática, a gestão municipal nos brinda com a construção do imponente Centro de Artesanato. Os nossos artesãos se sentirão em casa.
Pereiro respira cultura!