domingo, 29 de julho de 2012


PEREIRO APRESENTA IMPORTANTE PROJETO PARA O ABASTECIMENTO D’ÁGUA




                        A pior seca dos últimos 30, 40 anos atingiu o nordeste brasileiro neste ano de 2012. E, como quase sempre, a região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente o estado da Bahia, com cerca de 232 municípios atingidos. A seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região que são a pecuária e a agricultura de milho e feijão, fazendo disparar os preços desses alimentos. O cenário naqueles locais mais afetados é de muita desolação e tristeza: animais famintos, sem ter o que comer; o agricultor tem todo o seu trabalho perdido, visto que na terra esturricada pela falta de chuva não dá para plantar, e o que se conseguiu plantar, perdeu-se. A dificuldade para conseguir água é enorme: cada vez mais distante, a água é suja e salgada, e muitos são os reservatórios que já secaram.
                        Mas a discussão acerca do problema da escassez de água, sobretudo de água potável, não ocorre apenas num período sinistrado por uma grande estiagem, não. A questão é tão séria que estudiosos admitem que muito brevemente a água será causa principal de conflitos entre nações, já sendo detectado sinais de tensão em algumas localidades do Oriente Médio e da África. Água doce e limpa em abundância, ou pelo menos em quantidade razoável para suprir as necessidades humanas, chega a ser, em alguns lugares, tão rara e valiosa quanto o ouro.
                     Em Pereiro, evidentemente, a situação não é tão alarmante, porém, já é motivo de preocupação. O principal reservatório de água que abastece a sede municipal e algumas localidades da zona rural, o açude Adauto Bezerra, em virtude da grave falta de chuvas – ano passado o inverno também foi muito fraco -, encontra-se com pouca água acumulada. Além disso, há ainda uma discussão bastante pertinente que gira em torno da qualidade da água ali depositada, que, apesar do tratamento que é realizado pela CAGECE antes dessa água chegar ao consumidor, algumas dúvidas acerca da sua portabilidade ainda persistem. 
                    O prefeito municipal, Sr. Neto Estevam, bastante preocupado com a atual situação, antevendo inclusive a possibilidade futura de um colapso no abastecimento d’água para a população pereirense, já se manifestou, procurando a solução definitiva, ou mais duradoura, para tão grave problema. Prova disso é a elaboração do importante projeto de uma adutora que levará água do Rio Jaguaribe até o nosso município. O referido projeto é tão interessante que o governador do nosso estado, Cid Gomes, ao tomar conhecimento do mesmo, imediatamente determinou que órgãos como a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) realizassem estudos em torno da proposta, que, inicialmente, está orçada em cerca de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais).
                    É Pereiro andando com firmeza e de olho no futuro: a atual administração do nosso município demonstra, assim, elevado compromisso com o bem-estar de toda a população pereirense. A passos largos, Pereiro se firma como um município que já não é mais apenas uma esperança distante, consubstanciando-se, a cada dia, como uma realidade pujante de sonhos materializados. Pra frente, então, grande Pereiro!


terça-feira, 17 de julho de 2012


ALUNOS PEREIRENSES SÃO DESTAQUE NO SPAECE




            Divulgados os nomes dos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino cearense que apresentaram bom desempenho acadêmico           no ano de 2011. E Pereiro deu um show! O nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa – pontuação mínima de 325 – e Matemática – pontuação mínima de 350 – numa escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos, tem como base para aferição o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), conforme informado no site da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Tendo como referência, então, o SPAECE 2011, o município de Pereiro se notabiliza pelo número expressivo de alunos que alcançaram pontuação satisfatória e, consequentemente, foram premiados com um computador.
Eis, aqui, por escola, a relação dos alunos pereirenses laureados:
EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão: Carla Niara Freire Rocha, Isadora Dione Fernandes Nogueira, Jéssica Moreira de Queiroz, Karla Pinheiro Afonso, Rebeca Cavalcante Carvalho, Rhuane Sousa Santos, Tássia Nayara Freire de Freitas, Tiago Rocha Marques, Alexandre Rodrigues dos Santos.
EEM Virgílio Correia Lima: Anneheydi Araújo de Oliveira, Júlio César Silva, Sara Nívia Fernandes de Oliveira, Vitória Flaudísia Morais Dias, Maria Amanda Lins Nogueira, Elder Vinícius Alves de Lima, Maria Eduarda Santos Dias, Maria Taís Rosendo Alves, Roberto Bezerra Nunes, Fernanda Kamila Oliveira de Aquino, Clerton Eduardo de Aquino, Pedro Batista de Lima, Angélica Félix Martins, Antônia Paloma Matias Campos, Bruno Henrique Alves Vaz, Cristiano Benevides Firmino, Ísis de Freitas Campos, Jéssica Crislei da Silva, Maria Andrea Alves Nunes, Yara Caroline de Aquino, Mateus Peixoto de Queiroz, Jane Cássia Rodrigues Oliveira.
É interessante, e necessário, verificar, ao analisar a lista de alunos acima, dois aspectos de significativa importância: primeiro, a EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão, ainda tão jovem, já conquista resultados de grande relevância; segundo, a EEM Virgílio Correia Lima conserva a sua tradição de ensinar com competência e profissionalismo. Já é bastante comum – e é fato reconhecido até pelos nossos municípios vizinhos – o considerável número de alunos pereirenses que, ano a ano, alcançam êxito nos vestibulares e em alguns concursos públicos aos quais se submetem. E não há outra explicação plausível: efetivamente, as nossas escolas oferecem um ensino que realmente qualifica e prepara a sua clientela para os enormes e graves desafios da vida moderna.  
E, novamente Pereiro em festa! A vitória desses bravos alunos representa, fundamentalmente, que o nosso município tem um rumo, tem um norte, sabe o que quer. Pereiro, o mais belo e agradável município serrano do Ceará, não conta apenas com um clima elogiado por todos quanto o conhecem. Incrustado entre serras, nele habita um povo que trabalha, estuda e, especialmente, acredita. Um povo que tem fé no seu próprio potencial, e sabe que está no caminho certo: estudando e trabalhando.
Parabéns, bravos pereirenses, pelo admirável sucesso no SPAECE! 

sábado, 7 de julho de 2012


NO MUNICÍPIO DE PEREIRO, UM BELO EXEMPLO





             Por toda a história da humanidade, praticamente todos os países e as mais diversas culturas tiveram sérios problemas com o uso e abuso de drogas. No nosso país, então, essa praga tem tirado o sono de autoridades responsáveis por combatê-la; e todo o conjunto da sociedade brasileira se esforça para encontrar meios que impeçam a sua propagação. Porém, lamentavelmente, drogas ilícitas já não são mais somente assunto para cidade grande, elas chegaram aos pequenos municípios do interior, até naqueles mais distantes dos grandes centros populacionais.
   
            A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Pereiro, desde o ano passado, vem desenvolvendo uma campanha contra as drogas, constando de palestras ministradas em todo o município - principalmente nas escolas, da cidade e da zona rural -, tendo como público-alvo crianças e jovens, conduzidas pelas monitoras de teatro Ana Lídia Carvalho Pinheiro, Dêniar Cryslene de Sousa Aires e Mariana de Morais Fortunato, todas acadêmicas do 8º período do curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As referidas palestras são também ministradas por sua idealizadora, à professora Antônia Acácia de Morais Fortunato, secretária de cultura do município. Ela faz questão de dizer que a empreitada só foi e está sendo possível devido à colaboração dos que compõem a sua secretaria e ainda devido ao apoio das secretarias municipais de ação social e de educação.


            Além das palestras, um momento de descontração, conscientização e beleza é promovido pelo notável grupo de teatro pereirense Arte em Faces, encenando a peça intitulada “Diga Não às Drogas”. O espetáculo em alusão é bastante educativo e sensibiliza aqueles que o assistem. O objetivo é mostrar de forma lúdica, clara e de fácil compreensão os efeitos nefastos das drogas na vida das pessoas, e o grande mal que o seu consumo proporciona a toda a sociedade. Essa peça já foi montada em algumas escolas do nosso município e, nos finais de semana, também na praça da matriz.
            A proposta é que a campanha prossiga. Após o período de férias escolares, serão focadas aquelas escolas que ainda não puderam ser contempladas, conforme informou a professora Acácia Morais. Nas instituições de ensino já atendidas, os professores são incentivados a promoverem, em sala de aula, debates, concurso de poesia, redação, paródias, apresentação de vídeos etc., para que possam dar continuidade ao trabalho de conscientizar os nossos jovens para a grande tragédia que são as drogas.
            Pereiro, assim, contando com pessoas socialmente comprometidas, dá exemplo de amor pelos seus cidadãos, e acena aos seus jovens com a esperança. Mas, o que seria acenar com a esperança?
            Há aproximadamente dois mil anos, um jovem galileu chamado Jesus, andarilho das estradas empoeiradas da Palestina, pregava nas montanhas e nas planícies, nas sinagogas e em praças públicas uma mensagem até então bastante diferente de tudo o que já se tinha ouvido: as pessoas deveriam amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmas. Ele não se limitou apenas a falar. Ele era o próprio amor; e por esse amor morreu, crucificado. Talvez alguns não tenham compreendido o extraordinário mensageiro de Deus. A alguns teria faltado tempo? A outros, entendimento? A muita gente não teria faltado mesmo era coragem?! Coragem de amar verdadeiramente, sem nada querer em troca.
             Estava tentando explicar o que seria acenar com a esperança – sobretudo num mundo cada vez mais assombrado com a devastadora escalada das drogas até nos lugares menos previsíveis – e, sem titubear, fui logo ao mais espetacular exemplo de amor ao próximo que o nosso mundo já viu: Jesus Cristo, filho de Deus! Ele, sim, o gesto mais profundo que o Criador já fez ás suas criaturas: o supremo gesto de esperança! O maior e mais extraordinário aceno de ESPERANÇA!